Goiânia foi por dois dias a capital do judô brasileiro. E mais ainda, a capital da nova geração do judô. A Seletiva Nacional Sub 20, realizada em Goiânia, reuniu 443 atletas em busca de vagas na seleção brasileira. Nas 16 categorias em disputa, os campeões garantiram a vaga no Campeonato Pan-Americano e no Circuito Europeu de treinamentos e competições. Os segundos colocados estão classificados para o Campeonato Sul-Americano. Os terceiros e quartos colocados, além do vice-campeão, têm direito a fazer parte do Circuito Europeu através do processo de adesão.
Para o técnico da seleção feminina Sub 20, Douglas Vieira, vice-campeão olímpico em Los Angeles 1984, a principal surpresa da seletiva foi a eliminação precoce de Flávia Gomes (57kg) logo na primeira rodada.
"Foi a grande surpresa da seletiva, mas não devemos esquecer dos atletas que estamos investindo há bastante tempo. A seletiva foi muito boa para revelar novos talentos para a comissão técnica, o que é excelente", diz Douglas Vieira.
Já o Henrique Guimarães, técnico da equipe masculina e bronze nas Olimpíadas de Atlanta 96, ressaltou o alto nível marcou a seletiva em Goiânia.
"Os atletas se apresentaram bem, principalmente na parte física. O formato desta seletiva é para nos mostrar realmente quem está melhor e mais bem preparado para fazer parte da seleção brasileira. E o mais importante foi classificar um bom número de atletas que estão em seu primeiro ano na categoria Sub 20", afirma Guimarães.
Após chamar atenção com três atletas vencedores da seletiva Sub 17, no último fim de semana em Fortaleza (CE), a judoca Larissa Farias, do Mato Grosso do Sul, "dobrou" e será a titular do Brasil no Pan-Americano e Circuito Europeu.
"Ano passado eu não consegui uma vaga sequer na seleção e agora estou classificada em primeiro lugar no Sub 17 e Sub 20. O resultado só é conquistado com muito treino e garanto que ninguém tem treinado mais do que a gente no Mato Grosso do Sul", diz Larissa.
Resultados completos:
Feminino | Masculino |
44kg: | 55kg: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário