JUDÔ
O estilo de luta foi criado em 1822, no Japão, quando um jovem chamado Jigoro Kano fundou o Instituto Kodokan. A técnica da modalidade utiliza os músculos e a velocidade para dominar o oponente. A sua filosofia indica a integração de corpo e mente do judoca.
A competição é disputada uma área quadrada chamada chiai-jô, em que é montado um tatame. Três juízes definem a pontuação do judoca por meio da classificação de cada golpe. O ippon é o golpe perfeito, que define o término da luta. Ele é considerado quando um judoca consegue derrubar o oponente com as costas completamente no tatame ou quando o adversário é imobilizado por 25 segundos.
A graduação dos praticantes obedece a uma escala de faixas com as cores branca, azul, amarela, verde, roxa, marrom e preta. Os judocas faixa-preta podem alcançar uma escala de dez níveis, os chamados “Dan”. Até o 5º Dan, o judoca usa uma faixa preta normal. Do 6º ao 8º Dan, faixa é coral e branca. No 9º e 10º Dan, ela é toda vermelha.
Nos Jogos Abertos, são disputadas lutas masculina e feminina, nas categorias ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e absoluto. Serão feitas disputas por equipe e individual.
As competições da 1ª e 2ª Divisão Por equipes e Individual, além do Nague no Kata acontecem entre os dias 9 e 11.
Clique aqui e confira a programação completa do Judô
Nenhum comentário:
Postar um comentário