Anton Geensink, o “Gigante” do Judô Mundial falece aos 76 anos de idade, no dia 30 de Agosto de 2010.
Hoje, o Judô é uma atividade universal, graças à forma de educação que Jigoro Kano criou, no final do século 19. Mas, com certeza, não teria sido possível se, em primeiro lugar, Anton Geesink não tivesse sido o grande campeão que ele foi. Ele se tornou um embaixador do Judô após sua fantástica carreira como competidor.
Todo o mundo vai lembrar da estatura gigantesca deste holandês figura cujo tamanho foi equivalente à sua bondade. Nasceu em abril de 1934, em Utrecht, e tornou-se Campeão do Mundo pela primeira vez em Paris em 1961, e depois o Primeiro Campeão Olímpico em Tóquio, em 1964, e novamente campeão mundial no Rio em 1965; todos os seus títulos a ser vencido na categoria aberta. Além de ser o primeiro não-japonês a conquistar um título mundial, ele também ganhou 21 títulos europeus e 17 títulos nacionais da Holanda.
Membro do Comitê Olímpico Internacional desde 1987, nunca Anton Geesink parou de lutar para o desenvolvimento do esporte em todo o mundo.
É certo que o falecimento do 10 º Dan, Anton Geesink (atribuída em Outubro de 1997), criará um vazio incrível dentro e fora da Comunidade do Judô.
Que fique os ensinamentos de seus feitos e exemplo.
Judô agradece
Nenhum comentário:
Postar um comentário